País desperdiça energia elétrica

Repartições públicas, bancos e prédios comerciais permanecem com luzes acesas durante a madrugada. Cemig lança programa de racionalização e prevê tarifas diferenciadas.

Bianca Giannini

O desperdício de energia no País, que gira em torno de 18% do total que é produzido, é de fácil constatação para quem transita à noite nas ruas das grandes cidades. Seja em prédios públicos ou em estabelecimentos comerciais, o tanto que se gasta de energia desnecessariamente é evidente. São bancos que permanecem com as luzes acesas durante toda a madrugada, repartições públicas totalmente iluminadas também fora do horário de expediente, além de vitrines de lojas e shoppings.

De acordo com dados fornecidos pela Cemig, o desperdício de energia verificado atualmente no País corresponde à produção anual de uma grande usina hidrelétrica. Apesar de a companhia vir alertando sobre o risco de faltar energia desde o ano passado, somente segunda-feira as luzes do prédio da empresa, na avenida Barbacena, em Belo Horizonte, foram apagadas.

O prédio da empresa está passando por mudanças na iluminação, no sistema de ar condicionado e nos elevadores, de forma a economizar energia. Estão sendo trocadas as luminárias, com a utilização de um sistema que permitirá uma economia de 40%. Esse percentual representa redução de 5,2 MWh/dia, o que dá para abastecer 35 residências por mês. O custo da reforma na iluminação é de R$ 1,8 milhão.

O mesmo programa de modernização está sendo implantado na iluminação de prédios públicos, conforme informações da Cemig. Na Secretaria Estadual de Recursos Humanos e Administração, a economia chegou a 32%, e a Secretaria Estadual de Planejamento registrou índice de 29%.

O diretor de Operações da Cemig, Aloísio Vasconcelos, disse, durante o lançamento oficial do Programa de Energia Inteligente, que a economia começará pelo corte de iluminação em monumentos e prédios públicos. Valores diferenciados nas tarifas de energia, de forma a incentivar o consumo fora dos horários de pico, assim como reduzir a iluminação pública são ideias que também estão sendo estudadas. Estamos considerando a possibilidade de a cada quatro postes desligar um, de forma a trabalhar com 75% do total, disse Vasconcelos.

Feira da Economia solidária foi um sucesso em Passos

A Prefeitura Municipal de Passos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) comemora o sucesso da Feira Regional de Economia Solidária realizada nos dias 08, 09, 10 e 11 de dezembro na Praça Geraldo da Silva Maia. Neste ano, a Feira reuniu associações de artesanato de Passos, São José da Barra, Carmo do Rio Claro, Formiga, São Sebastião do Paraíso, Varginha, Andradas e o Projeto “Balaio Mineiro” que reúne associações de 16 municípios. Também participaram da Feira, a APAE de Passos, Casa “São José”, as Oficinas de Economia Solidária dos Cras e ISEPEM, Instituto Social Educacional e de Pesquisa do Estado de Minas Gerais com a apresentação do ceramista Jair Rodrigues de Cássia fazendo ao vivo vasos em cerâmica e distribuindo aos visitantes e as fontes em cerâmica e pedra do artista Francisco de Paula Ribeiro que mora em Passos. Além dos artesãos, a Feira contribuiu para o aumento significativo das vendas das barracas de pastel, doces, pamonha e outros alimentos que tradicionalmente estão presentes na Praça do Rosário.

Além de muitos bons negócios realizados pelas associações de artesãos, foram destaque na Feria de Economia Solidária, as apresentações de arte e cultura:

  • Grupo Facetas de Teatro com a Peça “A surpresa de Onofre” , Grupo de Dança “Carissa Belly Dance”;
  • Grupo de Capoeira do CRAS, Grupo de Teatro do CRAS com a Peça “Anunciação do Anjo” e o Grupo de Dança do CRAS São Francisco.
  • Na manhã de sábado, mesmo debaixo da forte chuva, o músico Ivan Abreu fez um belíssimo show de música popular brasileira e em seguida foi a vez da a Banda Abduz Iduzz fazer o show de pop rock que estendeu até a tarde;
  • à noite os alunos da Escola Prof. Ananias Emerenciano apresentaram a Peça Auto de Natal e pra encerrar o Grupo de Seresta Nossa Senhora da Penha, sob o comando de Sidney do Amaral, emocionou o publico na noite com lindas músicas e levando a mensagem de paz e confraternização do Natal.
  • No domingo, que naturalmente é um dia pacato em Passos, muitas pessoas circularam pela Feira durante todo o dia fazendo compras e passeando com a família.

Para o Secretário de Assistência Social Auro Maia Soares, a Feira atingiu o objetivo e foi além ao despertar novos artesãos de Passos e a comunidade para a importância da Economia Solidária como alternativa ao desemprego e como política de geração de trabalho e renda. “A cada ano que passa sentimos que é importante efetivar a economia solidaria principalmente motivando as pessoas que se encontram em risco social ou em situação de desemprego a encontrar, na economia solidária uma fonte de trabalho e sobrevivência”, afirmou Juliana Moura, Assessora Técnica da Semas.

“Dizem que santo de casa não faz milagre. Assim, sempre fiz as minhas peças lá no meu cantinho no bairro Aclimação. No entanto, ao expor na Feira pude receber o reconhecimento de muitas pessoas. Agora, quero expor o meu trabalho todas as quintas feiras na Praça e incentivar os artesãos que estão por escondidos por aí, a se unirem através da economia solidária”, diz o artista Francisco Evangelista.

A Secretaria de Assistência Social registrou a presença de turistas de Guaxupé, Itau de Minas, São João Batista do Gloria, Cássia, São Sebastião do Paraiso, Carmo do Rio Claro e diversas cidades da região. O Diretor de Economia Solidaria da Prefeitura de Guaxupé, Edson Ambrosio e sua família, o Deputado Federal Odair Cunha, que cedeu o som e equipe técnica de sonorização para os quatro dias da Feira e o ex-Ministro dos Direitos Humanos Nilmario Miranda visitaram a Feira. O deputado Odair Cunha disse que a sonorização da Feira de Economia Solidária de Passos já faz parte da sua agenda anual. “Incentivar a Economia Solidária é promover a vida, o trabalho e a dignidade humana”. Todos os participantes da Feira elogiaram a receptividade e a organização da Feira feita pela Equipe da Secretaria de Assistência Social. Fonte: Semas-PMP.

Jojuninho 2012: Equipes Paraisenses se Classificam para as Finais do Futsal

As últimas equipes de futsal feminino e masculino classificadas para a fase final dos Jogos Infantis (JOJUNINHO 2012) promovidos pela Associação Esportiva do Sudoeste de Minas Gerais (ASSESMIG) foram definidas neste fim de semana nas cidades de Baependi e Caxambu, cidades-sedes dos pré-jogos. Ao todo, foram realizadas 22 partidas e marcados 171 gols, média de 7,77 por confronto. Foram distribuídos 58 cartões amarelos e quatro vermelhos. No torneio feminino se garantiram na fase final, de 14 a 18 deste mês em Poços de Caldas, os municípios de Guaxupé, Passos, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas. A competição masculina definiu Caxambu, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, Três Pontas, Campestre e São Sebastião do Paraíso como os times classificados.Foto: Futsal Paraisense vai em busca de novos títulos do Jojuninho.

Com esta classificação, o futsal paraisense repete a disputa do JOJU no primeiro semestre deste ano, classificando as duas categorias para a etapa final. Na ocasião o futsal masculino de Paraíso ficou com o vice-campeonato de maneira invicta, perdendo o título na disputa por pênaltis diante de Poços de Caldas, equipe que os meninos do JOJUNINHO enfrentarão jogo de estreia na competição. Já as meninas de Paraíso também fizeram boa campanha no JOJU, alcançando o 4º lugar e agora é a vez do time sub-15, que também pega Poços de Caldas na estreia da categoria nas finais do JOJUNINHO.

O chaveamento para a próxima fase (finais) ficou desta forma:

Feminino

  • Grupo 1 – São Lourenço, Baependi, Guaxupé e
    Itaú de Minas
  •  Grupo 2 – Poços de Caldas, Varginha, Passos
    e São Sebastião do Paraiso.

 Masculino

  • Grupo 1 – Poços de Caldas, São Gonçalo do
    Sapucaí, São Lourenço e São Sebastião do Paraíso
  •  Grupo 2 – Guaxupé, Caxambu, Três Pontas e
    Campestre.

Com a classificação das equipes do futsal, novamente São Sebastião do Paraíso se destaca na campanha do JOJUNINHO, classificando 6 equipes das 8 possíveis para as finais dos esportes de quadra da competição, que reúne ao todo mais de 40 cidades da região e mais de 3.000 atletas inscritos. Sobre este desempenho, o secretário de esportes do município, Mariano Bícego comentou:

A classificação das 6 equipes paraisenses para as finais do JOJUNINHO refletem o momento que o esporte vive no município e o envolvimento de nossos jovens com a prática esportiva. Parabéns aos nossos técnicos pela campanha até o momento e vamos em busca dos lugares mais altos no pódio.”

Além do futsal masculino e feminino, São Sebastião do Paraíso também terá nas finais as equipes de handebol masculino e feminino, volei feminino e basquete masculino. As finais ds Jogos Infantis (JOJUNINHO) serão disputados em Poços de Caldas entre os dias 14 e 18 de novembro de 2012.

Liga Riopardense

A equipe sub-17 paraisense de futsal masculino derrotou o Atlético Riopardense por 9 x 4 em jogo realizado em Divinolândia, na sexta-feira, 02 de novembro, e com a vitória classificou-se para as semifinais da competição.

Renato Andrade participa da Reunião da AMEG em Carmo do Rio Claro

O subsecretário de Política Urbana, Renato Andrade (PP) participou da 129ª Assembléia Geral Ordinária da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), realizada no dia 4 de novembro, na Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro. Pautas foram saúde, malha viária e segurança pública.

A reunião, presidida pelo prefeito de Delfinópolis, José Geraldo Franco Martins (PSDB), contou com a presença de mais de 30 prefeitos da região e ainda com do Tenente Coronel e comandante do 12ª BPM de Passos, Ronaldo Resende dos Anjos, dos deputados estaduais, Cássio Soares e Antônio Carlos Arantes e do subsecretário de Infra-estrutura, Bruno Alencar, além de vereadores e assessores parlamentares. Sobre a segurança pública o Tenente Coronel da Polícia Militar falou que a situação é emergencial.

Não dá mais para esperar, a criminalidade em cidades do interior aumentou muito e grande parte dos crimes são cometidos por menores que são influenciados por maiores de idade. Além dessa Casa para abrigar esses menores infratores precisamos também de uma reforma em todo o sistema. É hora da família, da igreja, da polícia, do poder público e da sociedade se unir para o combate ao crime, a situação é de emergência”, afirmou Resende.

O diretor geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, destacou os programas de aumento da malha viária no estado e falou com alguns prefeitos.

Conversei com o prefeito de São José da Barra e recebi de suas mãos um projeto cobrando asfaltamento entre São José da Barra e Guapé. Vamos estudar o projeto que está em fase final e em breve podemos dar início as obras”, apontou Monteze.

Aqui no Estado temos hoje 6.834 km para ser pavimentados, sendo que 17.092 km já estão com as obras totalmente concluídas que levam benefícios a mais de 220 municípios mineiros. Isso prova que os programas PROACESSO e PROMG estão funcionando”, concluiu.

Conforme Renato Andrade, a Sedru tem participado intensamente das reuniões na região visando melhoria na qualidade de vida dos mineiros.

Esta reunião da Ameg foi importantíssima para discutirmos as questões de segurança pública, saúde pública e malha viária”, afirmou.

Mais ações

Após a reunião da Ameg, Renato Andrade foi convidado a participar da inauguração da revitalização da Escola Estadual Anchieta, em homenagem ao padre Anchieta que foi o primeiro educador do Brasil.

Lideranças políticas regionais participaram de um almoço, em Carmo do Rio Claro com vistas às próximas eleições municipais de 2012.

Ainda no período da tarde, em Carmo, Andrade compôs a mesa de debates na Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela, onde foi convidado a falar e destacou como ficou emocionado ao ver as crianças da escola cantarem o hino nacional com tanto vigor.

Temos que destacar o excelente trabalho que prefeita de Carmo do Rio Claro, Cida Vilela, tem feito. A prefeita é presença constante em Belo Horizonte, indo reivindicar melhorias para Carmo do Rio Claro”, salientou o subsecretário.